segunda-feira, 7 de maio de 2018

O "resgate"!

Os scores dos dois últimos filmes da franquia "Star Wars" nos devolvem o compositor John Williams do auge da carreira, justamente o período de lançamento do primeiro filme, o já clássico "Star Wars", de 1977.
Há nas duas trilhas sonoras arranjos complexos e eletrizantes para ricas melodias, com exploração exaustiva, me arrisco a dizer, da maioria dos naipes da orquestra. 
O fato é que ouvir seus trabalhos para os filmes mais recentes da saga é puro deleite para aqueles acostumados a apreciar a fascinante arte de compor de John Williams. Exatamente o meu caso, já que aprendi a apreciar música orquestral justamente com ele, que sempre se inspirou nas obras dos grandes mestres do passado, não só do cinema, mas também da música erudita. 
Não me surpreendeu, portanto, ouvir um trecho do score de "Star Wars - Os Últimos Jedi" claramente inspirado na Nona Sinfonia de Anton Bruckner, compositor austríaco de história de vida e talento singulares. Mas esse é um outro assunto.
A obra foi indicada ao Oscar desse ano, mas, como se trata de um score que se vale também de partes já compostas para produções anteriores, como é o caso do sempre presente tema principal da franquia, não teve qualquer chance. Mas valeria pela engenhosa e "orgânica" combinação de trechos antigos e novos realizada pelo compositor para criar mais um score brilhante.


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