domingo, 6 de maio de 2018

Imigração e diversidade

Comprei esse livro em Madrid, em 2003, numa de minhas visitas aos primos espanhóis.
Na época, o movimento migratório em direção à Europa rica, procedente do leste europeu e também do norte da África e da América Latina, tinha a Espanha como um de seus principais destinos, por conta da excelente fase econômica que o país atravessava naquele período.
Eu mesmo, em minhas seguidas visitas à Espanha, fui testemunha do rápido enriquecimento do país nos anos de 1990 e 2000, interrompido com a crise de 2008, que afetou o mundo inteiro.
Esse livro aborda o fenômeno migratório e sua repercussão nas sociedades contemporâneas, descrevendo as dimensões política e econômica da imigração e os desafios sociais decorrentes da formação de sociedades caracterizadas cada vez mais por diversidade étnica e cultural. Claro, não falta também uma análise do papel da Espanha nos fluxos migratórios, antes como país emissor e mais recentemente como receptor, sob uma perspectiva histórica.
Uma bela análise que carece, por óbvio, de uma atualização, considerando que o problema migratório recrudesceu nos últimos anos, atingindo em maior grau a Ásia, o Oriente Médio e o próprio continente europeu. Até o Brasil vem tendo problemas com a chegada de levas cada vez maiores de imigrantes venezuelanos no estado de Roraima, um dos mais pobres da federação e que, por isso mesmo, necessita de apoio urgente do governo federal para enfrentar esse desafio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário