domingo, 6 de maio de 2018

Impunidade ou crise de valores?

Refletindo sobre o noticiário diário no Brasil, recheado de casos de corrupção, descaso e negligência, principalmente com os mais pobres, como no episódio do incêndio e queda do edifício em São Paulo, pensei a respeito do que nos aflige há gerações.
Acredito que nossa crise permanente seja basicamente de valores. Valores que nos formem como Nação (isso mesmo, com N maiúsculo!). Valores que nos aproximem como cidadãos e que nos deem uma identidade que nos distinga do resto do mundo. Não necessariamente algo que nos torne melhores que os outros, mas apenas únicos e capazes de, com orgulho de nosso trajetória (passado), construir um futuro promissor.
Não defendo o patriotismo barato e oportunista ("o patriotismo é o último refúgio dos canalhas"!), mas a união do povo em torno de valores e destino comuns. Sem isso, somos um amontoado de gente (como gado), cada um defendendo apenas a sobrevivência e os próprios interesses, sem o menor sentido de comunidade ou Nação. No Brasil, infelizmente, é cada um por si e pelos seus e danem-se os outros. Se não é para mim ou para os "meus" (amigos, familiares etc.), não é da minha conta!
Não devemos nos enganar, essa é a mãe de todas as nossas mazelas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário