quinta-feira, 14 de março de 2024

Um olhar curioso...

Em Portbou...há 29 anos!

Barcelona, 14 de maio de 1995, um belo domingo de sol na capital catalã. Por volta das 18h, eu embarcava para a longa viagem de trem até Paris, com conexões na fronteira e em Lyon, o que levaria a noite/madrugada inteira. Durante as primeiras horas da viagem percorrendo o litoral, foi possível acompanhar, à direita do trem, o lento cair da tarde sobre o Mediterrâneo, que culminou com um belíssimo pôr do sol.
Já à noite, na estação de Portbou, uma cidadezinha bem próxima da fronteira com a França (1000 habitantes), desembarca uma numerosa família, um casal de meia idade com 3 crianças e dois adolescentes. Com olhar curioso, acompanho cada um saltar do trem e a emoção com que todos se dirigem a um casal de idosos, talvez avós, que os esperava ali. Entre beijos e abraços "infindáveis", percebo uma das crianças, uma garotinha de uns 4 ou 5 anos, virar-se para o trem ainda a tempo de acenar timidamente para mim, ao que, surpreso, retribuo em seguida.
Sim, ela deve ter percebido minha curiosidade com a família e, em sua inocência, espontaneamente resolveu "se despedir" daquele estranho com um aceno e um doce, ainda que contido, sorriso.
O trem parte lentamente, me permitindo acompanhar a família ao deixar a plataforma. A próxima parada seria em Cerbere, do outro lado da fronteira, já em território francês, prometendo novas emoções, mas aquela singela cena de encontros/despedida em Portbou se tornaria uma das mais singelas e inesquecíveis que presenciei em todas as minhas viagens de trem na Europa.
Há 29 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário