terça-feira, 19 de março de 2024

"Terremoto", "Star Wars" e o legado de John Williams!

 

Que tal ser o único responsável por despertar o interesse de milhares (quiçá de milhões!) de pessoas por determinada manifestação artística? Pois é, já há um consenso em torno do fato de que John Williams, o famoso e lendário compositor de cinema, com a trilha sonora criada para o primeiro "Star Wars", em 1977, portanto, com apenas uma obra, levou uma legião de pessoas no mundo inteiro (que mais tarde se tornariam fãs do artista), dentre as quais honrosamente me incluo, a apreciar, de maneira sistemática, trilhas sonoras compostas originalmente para filmes.
Antes disso, mais precisamente em 1974, eu já tinha me impressionado com o score de John Williams para "Terremoto", a lembrança mais remota que tenho de uma música sinfônica assistindo a um filme no cinema. Acreditem, mesmo após 50 anos sem ouvir a obra, consigo cantarolar o tema de abertura a qualquer momento. Eu mesmo acho isso surpreendente, já que eu só tinha 15 anos na época. Mas esse foi um flerte ocasional, que efetivamente só viraria namoro firme (e mais tarde casamento) quando ouvi a antológica trilha sonora de "Star Wars", três anos mais tarde. Exatamente como aconteceu com tantas pessoas por esse mundo afora.
John Williams completou 92 anos no último dia 08 de fevereiro e revelou o desejo de continuar na ativa, desistindo da aposentadoria anunciada no ano passado.
Que Deus lhe dê a oportunidade de seguir em frente, por muito mais tempo, encantando seus numerosos fãs espalhados pelo mundo inteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário