sexta-feira, 15 de março de 2024

Eu juro que vi...e vivi!!

 


A 90 dias do início da Eurocopa 2024 na Alemanha (14 de junho), me vem à mente a lembrança dos momentos (ou horas) que antecederam a abertura da Copa do Mundo de 2006, em 09 de junho, uma sexta-feira, realizada também na Alemanha.
Na véspera, dia 08 de junho, com os amigos da Alemanha e um amigo brasileiro, me hospedei no hotel Gasthof Hartl Zum Unterwirt (foto), em Turkenfeld, pequena aldeia a 34 km de Munique.
Ansioso por tudo que me aguardava no dia seguinte, foi difícil pegar no sono naquela noite. Era a realização do sonho de uma vida inteira, presenciar a abertura de uma Copa do Mundo no país-sede, e particularmente na Alemanha, um país que aprendi a admirar ainda na adolescência.
Na sexta-feira, o dia tão esperado, após um farto café da manhã, pegamos o trem para Munique, uma viagem de pouco menos de meia hora.
Nas primeiras horas da manhã, com o dia ensolarado, a cidade já estava tomada por torcedores de várias nacionalidades. Bares cheios e muita gente já devidamente "calibrada".
Depois de circular um pouco, resolvemos ir à Hofbräuhaus (HB), a mais tradicional cervejaria de Munique, com mais de 500 anos de história, para degustar a Hofbräu, a famosa cerveja da "casa". O clima era de festa, com direito à banda musical em trajes típicos e generosas canecas de cerveja (foto).
Em seguida, pegamos o metrô e nos dirigimos ao Allianz Arena, palco do primeiro jogo da Copa (Alemanha x Costa Rica). Claro, como não poderia deixar de ser, estação cheia e muitos "gritos de guerra" dos torcedores. A impressão era de que todos sabiam que aquele era um momento especial na vida de cada um, da cidade e do próprio país. O que se via em todo canto era uma profusão de bandeirinhas tricolores em janelas, carros, bicicletas e lojas, revelando um povo orgulhoso de sua pátria e ansioso para se mostrar ao mundo com uma nova face, pacífica, tolerante e hospitaleira.
E juro que vi (ninguém me contou!) um policial vestido com a camisa do Brasil dirigindo um carro da polícia. Isso dá uma ideia da atmosfera festiva que tomou conta de Munique naquele mágico 09 de junho de 2006, um dia inesquecível!!
E como estará Munique no dia 14 de junho desse ano, também uma sexta-feira, para a abertura de outra competição internacional de futebol?
Adoraria testemunhar isso. Seria um doce retorno a um dos dias mais felizes da minha vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário