sábado, 22 de setembro de 2012

O exemplo de Barcelona


A visita que fiz a Barcelona no ano passado, quando levei minha irmã para conhecer pessoalmente os primos espanhóis, serviu para consolidar as melhores impressões que eu já tinha da capital catalã. O ponto alto da cidade é, em minha opinião, o Port Vell, porto antigo que foi completamente reformado para os Jogos Olímpicos de 92, dispondo hoje de cinemas, bares, discotecas, shopping etc. O Paseo de Gracia também é muito bonito, lembrando, sem favor algum, a famosa Champs Elysées de Paris.
Com tudo que vi, fica a preocupação com nosso compromisso olímpico para 2016. É difícil imaginar o Rio oferecendo à comunidade esportiva internacional a invejável infraestrutura esportiva, urbana e de transporte disponível em Barcelona. Não creio que em apenas 4 anos possamos realizar todas as obras necessárias para o evento. Devo esclarecer que minhas reservas não dizem respeito à competência dos brasileiros para fazer e sim à honestidade e à seriedade das autoridades e políticos envolvidos no projeto. Tomara que eu esteja equivocado.
O vídeo abaixo mostra Barcelona antes e depois das Olimpíadas de 1992, revelando as profundas transformações realizadas na cidade para o evento, em apenas 6 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário