sábado, 22 de setembro de 2012

Ao mestre, com carinho


Jerry Goldsmith, falecido em 2004, compôs um belíssimo score para o filme "Explorers" (1985), ou "Viagem ao Mundo dos Sonhos", título da produção no mercado nacional. Trata-se de uma história bobinha (como tantas outras de Hollywood) que já estava esquecida em minha desbotada memória antes de rever o filme recentemente, mas a música figura entre as mais expressivas da profícua carreira do compositor.
Nascido e criado em Hollywood, Jerry Goldsmith estudou com o mestre Miklós Rozsa (Ben Hur, Quo Vadis, Rei dos Reis etc) e compôs para quase 200 filmes. Seus trabalhos mais destacados foram para "Jornada nas Estrelas", "O Planeta dos Macacos", "A Profecia", "Chinatown", "Patton", "Poltergeist", "O Vingador do Futuro" e "A Múmia". Na verdade, pouquíssimas trilhas de Jerry podem ser consideradas medíocres.
O fato é que em "Explorers" o compositor nos oferece uma obra lírica por excelência. Sua música embala com ternura e sensibilidade a ingênua aventura intergaláctica dos três personagens teens da história. Ao ouvi-la, ainda que sem as imagens, podemos resgatar um pouco a criança que todos fomos um dia, ou que nunca deixamos de ser verdadeiramente. Em especial, destaco o corte "have a nice trip", da cena que encerra o filme, na qual os meninos, com sua fértil imaginação, sobrevoam a cidade. A doce melodia que acompanha as imagens é pura magia musical.
Embora não esteja mais entre nós, agradeço a Jerry Goldsmith pelo mundo de beleza e encantamento que proporcionou a muitos que tiveram a oportunidade de conhecer suas obras. 
O vídeo contém uma excelente coletânea de trabalhos do compositor, que inclui um pequeno trecho da música de “Explorers”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário