terça-feira, 10 de maio de 2022

Reencontro da família!

 

Há 27 anos, justamente em maio, visitei Barcelona pela primeira vez para conhecer os primos espanhóis. Foram mais de 60 anos apenas com escassos contatos por carta entre parte da família radicada no Brasil (minha avó e descendentes) e o núcleo familiar que permaneceu na Espanha. Nesse longo período, nenhum parente brasileiro visitou a família na Galícia ou em Barcelona, para onde muitos galegos migraram em busca de melhores oportunidades de trabalho, em especial no período que antecedeu a Olimpíada de 1992.
Em 1995, após contato telefônico com o primo do meu pai na Galícia, foi possível descobrir o telefone e o endereço dos primos (filhos dele) que viviam em Barcelona.
Coube a mim, que viajaria para a Europa naquele ano, incluir Barcelona no roteiro para, finalmente e depois de tantos anos, proporcionar o reencontro da família.
Pelo que fui informado, fui o primeiro parente brasileiro a encontrar os primos espanhóis em décadas!
Cheguei em Barcelona de trem, procedente de Madri, e guardo com muito carinho a lembrança da receptividade dos primos naquela terça-feira, dia 09 de maio de 1995. Passei uma semana inesquecível em Barcelona conhecendo a família, visitando pontos turísticos e fazendo novos amigos.
Desde então, estive lá mais algumas vezes. Minha irmã e minha sobrinha também. E dois dos primos já estiveram aqui. Muito me orgulho de ter tido a oportunidade de aproximar os dois ramos da família afastados por tanto tempo. Além disso, vimos mantendo contatos frequentes, primeiro por telefone e mais recentemente por whatsapp.
Essa é apenas uma das muitas e belas histórias que coleciono de minhas viagens.
Viagens ampliam horizontes, aproximam pessoas e eliminam preconceitos. É o melhor projeto de construção da paz que existe no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário