sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Schumann, entre a genialidade e a loucura!

 

Os "entendidos" torcem o nariz para as sinfonias de Robert Schumann (1810-1856), com críticas às suas orquestrações "demasiado espessas" e à "mistura de timbres". Mas eu gosto muito, e justamente por isso!
Schumann não é apenas para ser ouvido. A melhor maneira de apreciar suas sinfonias é assistindo à orquestra executando as obras nas salas de concerto ou mesmo em vídeo. É contagiante ver os músicos e os próprios maestros se dedicando de corpo e alma à partitura. Como um bom e típico romântico, Schumann fala direto ao coração, sem intermediários. Bons maestros e músicos compreendem isso perfeitamente. Vê-los executar as sinfonias é como ver e sentir tudo com os olhos e o coração do próprio compositor.
Por tudo isso, e apesar de já dispor das sinfonias em cds, comprei esse blu-ray (foto) com o vídeo dos concertos das 4 sinfonias de Schumann executadas pela prestigiada orquestra "Staatskapelle Dresden", sob a regência de Christian Thielemann, um dos maestros mais requisitados da nova geração. O blu-ray traz ainda uma entrevista de meia hora com Thielemann, que comenta sobre as sinfonias e sua visão das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário