sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O triunfo da ignorância?

Hoje em dia, todos falamos sobre tudo ou qualquer assunto. Com o advento da internet e das redes sociais, vivemos uma era de ampla liberdade de expressão como nunca houve na história.
O que nos falta, porém, é o senso de responsabilidade a respeito das consequências de nossas manifestações públicas, muitas vezes no anonimato, o que envolve também uma grave questão moral.
É com essa "fartura" de liberdade nunca desfrutada por outras gerações que precisamos aprender a lidar com responsabilidade.
Certa vez, sabendo do meu longo e profundo interesse por música clássica, e também do conhecimento que acumulei ao longo de décadas sobre o assunto, um grande amigo gentilmente me convidou para dar uma palestra num escola de música para falar da história da música e da vida dos compositores.
Embora sabendo bastante sobre os temas propostos, declinei do convite por achar que meu conhecimento insuficiente de teoria musical me descredenciava para tratar de um assunto tão sério e nobre numa escola destinada justamente ao ensino de música.
Gosto de falar e escrever sobre música e acho até que tenho o que transmitir a quem sabe pouco ou nada, mas não me sinto habilitado para fazê-lo numa escola de música. Ali, não é lugar para improviso ou apenas diletantes. Respeito muito o conhecimento profundo sobre qualquer coisa. Isso é justamente o que se perdeu em meio a tantas imposturas e imprecisões que proliferam na internet. Hoje, todos se sentem autorizados a transmitir sua opinião a respeito de tudo, ainda que não tenha conhecimento suficiente para fazê-lo. No Brasil (mas não só aqui!), vemos até altas autoridades desacreditando a Ciência com objetivos políticos, o que reflete perfeitamente esses tempos sombrios de triunfo da estupidez e da ignorância (ou do pouco conhecimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário