segunda-feira, 19 de junho de 2023

Viajar é preciso...

 


Certa vez, uma amiga me perguntou por que eu gosto tanto de viajar...
Eu teria ficado horas tentando explicar, mas acho que uma ideia sintetiza o que mais me motiva a viajar.
Nesses quase 30 anos, não encontrei nada que me proporcionasse tanto autoconhecimento, em especial meus verdadeiros valores, interesses, "vícios" e "virtudes". Tudo isso, claro, resultou em maior autoestima, empatia e também humildade perante os outros e a própria vida.
A motivação inicial, o que nos leva a sair pelo mundo, pode ser conhecer lugares e culturas diferentes, mas o que efetivamente aprendemos com as viagens é mais sobre nós mesmos do que sobre os "estranhos" que encontramos. É em contato (e contraste) com outros costumes e valores que nos damos conta do que verdadeiramente nos identifica e, por extensão, nos define.
Isso não tem preço nem se encontra nos livros porque é uma experiência profundamente íntima e pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário