quinta-feira, 6 de maio de 2021

Tio rico e o "vício" de viajar!

Eu tive um tio "rico" que adorava viajar. Conheceu o "mundo todo"! Canadá, Inglaterra, Japão, França...foram tantos os relatos que não me dou conta de lembrar. Consta que até um apartamento em Roma ele teve, não sei...
Tio Osmário era jornalista e, a serviço e a passeio, rodou o mundo como poucos brasileiros da sua geração, os nascidos no início do século passado.
Uma vez encontrei com ele na Tijuca às vésperas da minha primeira viagem. Sabendo da sua história de aventuras e descobertas, contei da ansiedade por sair do país e por finalmente conhecer a Europa, um sonho que eu acalentava desde a infância.
Não conversamos muito, mas ele disse uma coisa da qual jamais esquecerei, até porque a "profecia" se realizou. Segundo ele, eu iria gostar tanto da viagem que faria muitas outras no futuro. Disse isso como se estivesse vendo em mim um reflexo de si mesmo. E concluiu dizendo que viajar se tornaria um hábito, uma "compulsão"!
De fato, aquela viagem de 1995 foi o início de tudo. Na verdade, mudou a minha vida. Passei a viajar com frequência, quase mesmo por "compulsão", conforme ele profetizara.
Tio Osmário faleceu pouco tempo depois daquele rápido e fortuito encontro, e não pude lhe contar nada disso.
Certamente não herdei dele nem o talento para o jornalismo nem o dinheiro que ganhou ou acumulou, mas o gosto, a curiosidade e o prazer pelas viagens talvez nenhum outro parente, nem mesmo seu próprio filho, tenha herdado melhor ou com mais intensidade do que eu.
O que fica é a frustração por não ter tido a oportunidade de lhe dizer tudo isso. Talvez um dia, quem sabe?!!?


Nenhum comentário:

Postar um comentário