terça-feira, 4 de maio de 2021

A primeira vez a gente nunca esquece...


Cheio de saudade, agora mais ainda por conta dessa pandemia e do "isolamento" forçado, celebro hoje o 26.º aniversário da minha primeira viagem ao exterior, certamente, a maior aventura da minha vida.
Tudo começou na noite do dia 4 de maio de 1995 (uma 5ª feira), exatamente às 18:35h. Voando VARIG, iniciei a viagem com destino a Lisboa tomado por uma enorme expectativa (e receio) em relação aos momentos inéditos que viveria nas quatro semanas seguintes, com mochila nas costas e atravessando, de trem, cinco países. Após passar alguns dias em Lisboa hospedado com uma amiga brasileira, visitei Espanha (onde conheci os primos de Barcelona), França, Alemanha (onde fiz novos e queridos amigos) e Áustria, enfrentando dificuldades crescentes com idiomas que não dominava. O maior desafio foi, sem dúvida, a busca por hospedagem em Paris. Ao chegar à cidade, descobri que a reserva feita por telefone, ainda em Barcelona, não havia sido registrada. Eu estava na mítica capital francesa, cidade dos sonhos de nove entre dez brasileiros, ansioso para desfrutar de suas famosas atrações, mas não tinha onde dormir por três noites. Foi o primeiro teste com o meu inglês, e me saí bem!
Vale dizer que era uma época em que a internet apenas engatinhava e não permitia o planejamento detalhado de viagens, como é possível fazer hoje. Para alguém que mal tinha saído do Rio até então, uma verdadeira epopeia que acabou me proporcionando a autoconfiança necessária para enfrentar novos desafios no futuro.
Desde então, em meus frequentes deslocamentos por terras alheias, longe de casa, da família e dos amigos, venho colecionando experiências fantásticas, as quais moldam a minha maneira de ser, de ver o próximo e de encarar a diversidade do mundo.
Com essa pandemia, o futuro se tornou ainda mais incerto, e não sei se vou ter condições de voltar a viajar como antes. De qualquer forma, tudo que vi e vivi nesses anos todos visitando países distantes e conhecendo novas culturas já vale por uma vida inteira.


6 comentários:

  1. Com certeza, meu amigo. Melhores dias virão. Fé acima de tudo. Bonito relato. Kiss kiss kiss 👏👍😘🙏

    ResponderExcluir
  2. Ótimas lembranças. Ao ler este relato, voltei no tempo, para o dia em que ouvi isso de você. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor do comentário está registrado como "desconhecido". Quem é?

      Excluir
  3. Com sua experiência em viagens sem adventos tecnológicos, qual modelo de planejamento você mais gosta?

    A moda antiga ou high tech?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antigamente era mais emocionante (ou menos previsível)! Enfrentava mais contratempos e superá-los era gratificante.

      Excluir

      Excluir