sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Resistir é preciso!

A ameaça de despejo do Estação Net Rio, em Botafogo, um dos poucos cinemas de rua que resistem na cidade, me faz lembrar de meus tempos de Cinema na UFF, nos anos 1980.
As aulas de "Linguagem Cinematográfica", com João Luiz Vieira, eram as mais estimulantes. Eu adorava, ia bem e até recebia elogios do professor. Mas a cadeira de "Cinema Brasileiro", com o professor Antônio Carlos, também tinha aulas muito concorridas porque eram realizadas assistindo aos filmes no Cine Arte UFF. Depois da sessão, claro, o debate rolava solto. Era uma festa. Imagina estudar assistindo a filmes!!
Um dos colegas de curso acabou fazendo parte da equipe que dirigiu (ou ainda dirige) o Estação Botafogo por muitos anos. Não sei o que foi feito dele e dos demais. Fazer Cinema nesse país era e continua sendo um verdadeiro "ato de resistência". Não sei quantos se formaram e seguiram a carreira.
De minha parte, como já era formado em Jornalismo, acabei trancando a matrícula para ingressar no IBGE, onde me aposentei depois de 35 anos de trabalho. Uma trajetória que considero vitoriosa e da qual não me arrependo.
O fato é que nunca mais vi qualquer um dos colegas. Espero que pelo menos alguns tenham realizado seus sonhos de fazer cinema.
Bons tempos aqueles...



Nenhum comentário:

Postar um comentário