segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Lembranças da Floresta

 

O recente incêndio no Parque Nacional da Tijuca me lembrou de uns passeios que eu costumava fazer na Floresta da Tijuca, sempre às segundas-feiras, no final dos anos 1970.
Um amigo de infância tinha folga no trabalho justamente nesse dia. Quando fazia tempo bom, ele me chamava para passear na estradinha que dava acesso à Floresta no Alto da Boa Vista. Confesso que não me lembro muito bem sobre o que conversávamos nas longas caminhadas em meio àquelas árvores e vegetação centenárias. Como éramos muito jovens (em torno de 20 anos), certamente o assunto recorrente eram os planos para o futuro. Ele já empregado e eu, embora cursando Jornalismo, ainda indeciso sobre o que queria e deveria fazer, um sentimento que, preciso admitir, me acompanhou por boa parte da vida.
Depois que me mudei para Vila Isabel, em 1981, só o vi 2 ou 3 vezes, e nunca mais visitei a Floresta da Tijuca. Lá se vão mais de 40 anos.
Soube mais tarde que ele se casou, teve filhos e se mudou para o interior de Minas Gerais, onde deve viver até hoje.
Espero que o amigo tenha realizado seus sonhos de infância e juventude. Da minha parte, não tenho do que me queixar. Sem fazer muitos planos, deixei a vida me levar, e reconheço que o destino acabou sendo muito generoso comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário