segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Brasil, Espanha e uma família reunida!

 

Tive o privilégio e a honra de ter sido o único brasileiro de minha geração na família a conhecer pessoalmente José (primo de meu pai) e a esposa Esther, da Galícia.
Meu pai, meus tios e minhas tias eram crianças ou muito jovens quando partiram da Espanha para o Brasil no início dos anos 1930.
Somente minhas tias Carmen, Áurea e Clélia, já no final da vida e bem idosas, ainda mantinham lembranças vívidas da infância na Galícia. A única imagem que meu pai guardava na memória dos tempos de Espanha era da neve batendo na janela. Pudera, veio para o Brasil com apenas 4 ou 5 anos.
Conheci José e Esther, já falecidos, quando visitei os primos em férias na Galícia. Fui lá 4 vezes, a última em 2003. Sempre recebido com carinho e hospitalidade, guardo boas lembranças daqueles dias na Forja com a família reunida. Quase todos vivem em Barcelona, mas costumam passar o verão na Galícia, uma tradição familiar que atravessa gerações.
Ali passei dias agradáveis conhecendo melhor a história da família e até as casas, já em ruínas, onde meu pai morou. Desde então, mantenho contato regular com os primos, o que restabeleceu relações familiares praticamente suspensas por mais de 6 décadas.
Saber que fui o maior responsável por isso, com a providencial ajuda das lembranças de minha saudosa tia Aurinha, é também um motivo de orgulho pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário