segunda-feira, 7 de junho de 2021

Euro 2008: O "tiki-taka" e a consagração da "Fúria"!

 


Na próxima sexta-feira, dia 11, terá início a nova edição da Eurocopa, marcada inicialmente para o ano passado, mas adiada por causa da pandemia da covid-19. Ao assistir ao anúncio do SporTV, que cobrirá o evento, não pude deixar de lembrar dos dias agradáveis que passei na Alemanha durante a Eurocopa de 2008, naquele ano realizada conjuntamente por Suíça e Áustria.
Com os amigos alemães que vivem em Heidelberg, tive a oportunidade de assistir a vários jogos em bares e também nos famosos "biergartens", tradicionais jardins de cerveja encontrados em todo o país.
O dia da final entre Alemanha e Espanha, em Viena, foi naturalmente o mais marcante. Bem cedo, vestindo a camisa da seleção alemã, fui passear pela cidade com os amigos. Em pouco tempo, ruas, praças e bares estavam lotados de torcedores, quase todos exibindo as cores da Alemanha. Mais ou menos como acontece (ou acontecia) no Rio em dias de jogos do Brasil em Copas do Mundo.
Após o almoço, procuramos um bom local para assistir à partida. Como a Universidade estava lotada, nos instalamos num bar/restaurante bem no centro histórico de Heidelberg, que dispunha de um telão razoável, além de excelente cerveja, item indispensável no país a qualquer tempo e lugar.
Durante o jogo, no meio de centenas de alemães, até tentei torcer pela Alemanha, mas, ao lembrar dos primos de Barcelona e da minha saudosa avó espanhola, confesso que a missão se tornou impossível. Passei o tempo inteiro flertando com a neutralidade, uma tarefa inglória naquelas condições. No final, com a merecida vitória da Espanha, os alemães se comportaram muito bem, apesar de provocados por uma meia dúzia de espanhóis que visitavam a cidade.
Era o início de uma era de ouro para o futebol espanhol, que se consagraria campeão mundial dois anos depois, na África do Sul, e bicampeão europeu em 2012, na Ucrânia. Hoje, a "Fúria" não é nem sombra daquele time que encantou o mundo com um toque de bola envolvente e praticamente irresistível, o famoso "tiki-taka". Como tudo na vida, passou, mas deixou saudade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário