domingo, 17 de novembro de 2013

O mensalão e a polarização política no Brasil


A repercussão, na mídia e nas redes sociais, do episódio da prisão dos envolvidos e condenados no chamado mensalão revela um acirramento dos ânimos em relação ao quadro político nacional que chega a ser assustador. É como se a sociedade estivesse dividida, colericamente, entre os que demonizam tudo e todos relacionados direta ou indiretamente com o governo federal e o PT, e aqueles que os apoiam incondicionalmente, haja o que houver, apesar de possíveis evidências de erros e "malfeitos" na condução da coisa pública. 
O processo de consolidação de nossa ainda tenra e vulnerável democracia requer muito mais do que a polarização raivosa e destrutiva verificada atualmente no país. E nenhuma liderança política, independentemente de ideologias, demonstra estar à altura do desafio de mudar esse quadro. É uma pena.


2 comentários:

  1. O problema que o dinheiro e recursos que eles usurpam, não volta. Temos uma legislação permissiva cheia de brechas. Tipico ambiente para o nascimento e reprodução de corruptos. Enquanto tivermos a legislação que está aí, com penas ridículas, com dirimentes dessas penas que permite que os condenados cumpram um pequeno período em regime fechado e que não prevê o sequestro de todos os bens adquiridos como produto direto e indireto do roubo. Enfim roubar aqui no Brasil ainda vale a pena!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha esperança é que episódios como esse, do mensalão, apesar dos possíveis equívocos e excessos de ambas as partes, contribuam para a superação da cultura da impunidade em nosso país.

      Excluir