domingo, 17 de novembro de 2013

Miriam Makeba na Alemanha: parece que foi ontem!



Essa homenagem que fizeram ontem no Rio, durante o festival Back2Black, a Miriam Makeba, cantora sul-africana falecida em 2008, com a participação de Gilberto Gil e Alcione, me fez lembrar de um episódio bacana que vivenciei há quase 20 anos. Foi em maio de 1995, mais precisamente no dia 24, uma quarta-feira, quando eu estava visitando pela primeira vez meus amigos em Heidelberg, na Alemanha. Ao me receber na estação de trem, ainda pela manhã, minha amiga Cristina me convidou para ir com seu companheiro Armin e outros amigos ao show que Makeba daria à noite no principal ginásio da cidade. Aceitei logo, claro, mas confesso que esperava qualquer programa para aquela noite especial na Alemanha, nunca, porém, um show de uma cantora africana, que, aliás, fez muito sucesso no Brasil, lá pelos anos 70, especialmente com uma música - "Pata Pata" - ou, como costumávamos dizer na época, "tá com pulga na cueca!". Com tudo acertado, resolvemos passar numa drogaria (?!?!) para comprar os ingressos, ainda em marcos alemães.
À noite, para minha surpresa, testemunhamos o ginásio lotado de loirinhos de olhos azuis, exultantes com a performance da negra africana. Ela cantou por aprox. 2 horas e saiu ovacionada do palco, não sem antes oferecer vários "bis" ao público extasiado. Foi ali que, pela primeira vez, percebi que os alemães não perdem uma oportunidade de curtir a cultura negra ou africana, ou pelo menos qualquer coisa que soe diferente dos padrões germânicos. Não todos, é verdade, mas certamente muita gente, a ponto de lotar ginásios numa bela noite de dia útil e fora do período de férias, como foi o caso.
Após o inesquecível show, fomos jantar num restaurante à beira do rio Neckar, numa noite agradável de primavera, onde as conversas ainda repercutiam bastante a performance da saudosa Miriam Makeba. De alguma maneira, portanto, ela faz parte das melhores lembranças da minha vida. Que Deus a tenha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário