quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Trilhas sonoras e a arte da orquestração

Em entrevista publicada no BsoSpirit, site espanhol especializado em trilhas sonoras, o compositor John Ottman, responsável pelo ótimo score do filme "Jack - O Caçador de Gigantes", comenta:

- A orquestração é tudo. É fundamental para que o score narre a história. É a razão pela qual eu mesmo me ocupo disso até a última nota para um pizzicato. Não posso imaginar entregar a partitura a um orquestrador para que ele preencha os espaços em branco. Cada uma das matizes e dos detalhes da orquestração tem um tremendo impacto sobre a cena. Eu ficaria muito nervoso se tivesse que delegar essa tarefa a outra pessoa. A decisão de usar o coro ou determinados instrumentos de metal, por exemplo, faz parte do processo de composição. O resultado disso está intimamente associado à narrativa. Como eu poderia deixar para outro essa responsabilidade?

Já debati esse assunto com alguns amigos músicos. A maioria deles não confere tanta importância ao fato de o compositor orquestrar as próprias obras. Não sou músico mas me reservo o direito de discordar. Na verdade, não há nada nessa vida que eu admire mais do que um compositor com pleno domínio da arte da orquestração. Isso, pra mim, é fundamental!



Nenhum comentário:

Postar um comentário