terça-feira, 22 de outubro de 2013

A melhor biografia da MPB



Em tempos de proibição de biografias não autorizadas, circulam notícias de que voltará em breve às livrarias a de Noel Rosa, de autoria de João Máximo e Carlos Didier, lançada em 1990 pela Editora UnB, em edição comemorativa do 80º aniversário de nascimento do compositor.
A obra, considerada a mais importante já realizada sobre uma personalidade da MPB, está fora de circulação há vários anos, por iniciativa dos herdeiros de Noel, que por muito tempo alegaram a necessidade de preservação da privacidade da família. 
Em 2012, uma decisão final da Justiça liberou a publicação do livro, que só está aguardando a definição da editora responsável, Companhia das Letras ou José Olímpio, ambas interessadas no projeto.  
Embora não seja o gênero de música que mais me agrade, compreendo perfeitamente a importância da obra de Noel Rosa para a cultura brasileira. Por sorte, tenho um exemplar do livro em perfeito estado, que dei de presente de aniversário ao meu saudoso pai, o maior fã de Noel que conheci em toda a minha vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário