terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um filme perturbador

Comentei com amigos, no último domingo, sobre o filme "A Estrada" (2009), que mostra a luta de pai e filho pela sobrevivência num mundo devastado por um cataclismo de proporções planetárias (de origem não explicada), onde, aparentemente, os valores básicos da civilização foram extintos.
Fiz menção especificamente a uma cena que considero uma das mais cruéis que já vi no cinema, quando o pai, na tentativa de preservar a vida e a do filho (aprox. 10 anos), despoja um maltrapilho de tudo que ele carrega, incluindo a roupa que veste, deixando-o completamente nu, num cenário frio e desolado, e entregue à própria sorte.
Convenhamos, uma situação em que um pai ensina ao filho pequeno que a única maneira de sobreviver é abandonando o pouco que lhe resta de compaixão e humanidade contém uma mensagem extremamente perturbadora.  
Mas acho que o filme é mais do que isso. Embora permeada de tristeza e desilusão, pode-se afirmar que a história tem um final relativamente esperançoso, capaz de redimi-la e também de nos libertar. Vale a pena assistir.
Os vídeos abaixo apresentam o trailer do filme e a sensível trilha sonora composta por Nick Cave e Warren Ellis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário