segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Era uma vez... lojas de cds e dvds!


Madrid Rock, da Gran Via, em Madri, em 2005, ano do encerramento das atividades

A saudosa "Madrid Rock", da Gran Via, em Madri, integrou uma rede de lojas de cds/dvds que funcionou na Espanha (Madri, Sevilha e Córdoba) entre 1981 e 2005. Nos bons tempos, cerca de 1.000 clientes circulavam diariamente pelos corredores dos três andares da loja, situada no centro da capital espanhola (mais de 1.500 metros quadrados!), onde era possível encontrar uma  grande variedade de títulos de todos os gêneros musicais. A loja era tão especial que, apesar do nome, tinha uma seção de clássicos, no subsolo, capaz de dar inveja aos agora "órfãos" frequentadores da "Modern Sound" de Copacabana, a melhor loja de clássicos do Rio por muitos anos, a qual, infelizmente, também já fechou as portas. 
Segundo os antigos proprietários da "Madrid Rock", a rede sucumbiu à crescente pirataria, à popularização da internet e à perda de prestígio das mídias físicas (cds e dvds).
O fato é que tenho em minha coleção de cds alguns títulos raros, incluindo trilhas sonoras de filmes espanhóis (Má Educação, A Espinha do Diabo etc.), adquiridos em minhas visitas à loja da Gran Via entre 1996 e 2003. O mais triste é que outras redes tradicionais de venda de músicas e filmes também fecharam as portas recentemente, no mundo inteiro, com destaque para a Virgin Megastore, minha preferida de Paris, no Champs Elysee, onde comprei vários cds e dvds antes da debacle dos negócios ocorrida nos últimos anos.

Madrid Rock, na Gran Via, já de portas fechadas

Interior da Virgin Megastore, no Champs Elysee, Paris, antes de fechar

Nenhum comentário:

Postar um comentário