domingo, 8 de setembro de 2013

Música, tradição e civilização


O Coro de Meninos da Igreja de St. Tomas, de Leipzig (Alemanha), fundado em 1212, é destinado a preparar jovens de várias nacionalidades, entre 9 e 18 anos, para a melhor performance musical e também para a vida em sociedade. 
Os garotos são afastados por 9 anos de suas famílias para ingressar numa escola em regime de internato, subordinados a uma disciplina rígida onde aprendem, além da música (é claro!), todas as matérias do currículo dos ensinos básico e médio na Alemanha. 
Ficou claro no documentário que a concorrência é sempre muito grande para integrar o "St. Tomas". O critério inicial, que funciona como pré-requisito, é a vocação (ou aptidão) musical, sem a qual nenhum deles tem qualquer chance de ingressar no coro. Em rápido depoimento, um calouro de aprox. 10 anos descreve sua emoção ao ser aceito pela instituição e conclui afirmando que "sempre" desejou fazer parte daquilo. Ouvir isso de um menino é no mínimo curioso.
O fato é que para nós, brasileiros, nascidos num país jovem e de poucas tradições, causa estranheza uma experiência como a do coro de St. Tomas, cujo ideal artístico e musical já atravessa 8 séculos, atraindo gerações seguidas de jovens, sem dar qualquer sinal de enfraquecimento. É uma bela tradição que dá um testemunho inequívoco do valor civilizatório da arte e da música.
.





2 comentários:

  1. Parabéns Maestro pela iniciativa e de nos levar novos e belos conhecimentos.
    abs

    ResponderExcluir
  2. João, obrigado pelo incentivo. Se você quiser assistir ao documentário, eu tenho gravado em HD e devidamente legendado.
    Um abração!

    ResponderExcluir