domingo, 24 de março de 2013

Prokofiev no cinema francês


Conheci essa música há mais de 20 anos, assistindo ao filme "Eu sou o senhor do castelo" (1989), sobre dois meninos em disputa por afeto e atenção (bem, a história é mais do que isso), tendo como cenário uma bela propriedade no interior da França. 
Em minha ignorância, pensei que era uma composição feita originalmente para o filme e passei a buscar o LP (ainda não havia cd) com a trilha sonora em todas as lojas especializadas, principalmente as finadas Gramophone e Modern Sound, que costumavam importar essas preciosidades para aqueles que se dispunham a pagar alto pela encomenda.
Não havia internet e levei algumas semanas, ou meses, para descobrir que a música (Dança dos Cavaleiros) não era original e sim extraída do balé "Romeu e Julieta", composto pelo russo Sergei Prokofiev (1891 - 1953) e inspirado, é claro, na famosa peça de Shakespeare. 
Após essa experiência, procurei ouvir tudo do compositor e encontrei outros belos trabalhos, como a trilha sonora para o filme russo "Alexander Nevsky" (1938), dirigido por Eisenstein, e as sinfonias nºs 1 (sinfonia clássica) e 5. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário