domingo, 17 de março de 2013

A crise econômica europeia e o "ovo da serpente"



Os colegas quase conseguiram "abafar" o triste gesto nazista do jogador Giorgos Katidis, do AEK Atenas, após fazer o gol da vitória do seu time, mas a intenção ficou evidente. O pior é que se trata de um jovem de apenas 20 anos, o que requer tratamento exemplar.
O fato é que esse roteiro já é bem conhecido. Sempre que a economia vai mal, e não é por acaso que o episódio ocorreu na Grécia, ressurgem os velhos e recorrentes fantasmas europeus (xenofobia, racismo, intolerância etc). 
Como afirmou o escritor inglês Mark Mazower em seu livro "Continente sombrio - A Europa no século XX", de 1998, mesmo após mais de 50 anos do fim da II Guerra, o "ovo da serpente" ainda não havia sido totalmente destruído no continente, apesar dos evidentes avanços democráticos obtidos com o processo de consolidação da União Europeia, ao longo da segunda metade do século. Receio que pouca coisa tenha mudado nos últimos 15 anos, desde a publicação de sua obra.

Um comentário:

  1. O jogador chegou a revelar no twitter que não sabia o significado do gesto e que estava apenas acenando para um colega do time na arquibancada. Diante do que se vê no vídeo, fica difícil acreditar nisso. Mas será que esse rapaz foi vítima da ignorância e da estupidez?

    ResponderExcluir