domingo, 16 de dezembro de 2012

"Conta Comigo" - Um filme que já nasceu clássico

Poucos filmes marcaram tanto a minha vida quanto "Conta Comigo" (1986), dirigido por Rob Reiner. É certamente uma das melhores adaptações de obras de Stephen King para o cinema, inclusive na opinião do próprio escritor, conforme relata nos extras do blu-ray.
Em todos esses anos, já assisti ao filme várias vezes, sempre com prazer renovado. Apesar de mostrar a aventura de quatro moleques do interior dos EUA no final da década de 50, o tema tratado é universal e atemporal. Que homem, de qualquer geração, não integrou na infância ou adolescência um grupo daquele, formado basicamente por um mais inteligente, um ingênuo, um valentão, e um mais paternal e responsável? É curioso como, em qualquer cultura, vamos encontrar essa mesma combinação, com leves variações de temperamento e quantidade. 
Realizado com poucos recursos, o filme acabou marcando época. Algumas locações nas cidades de Eugene e Brownsville (Oregon) são conservadas até hoje como atrações turísticas para os fãs da produção. Dos quatro jovens atores protagonistas (Will Wheaton, Corey Feldman, Jerry O' Connel e River Phoenix), o mais talentoso e que parecia ter a carreira mais promissora - River Phoenix - acabou falecendo muito cedo, aos 23 anos, vítima de overdose de drogas. Ironicamente, seu personagem é também o único dos quatro que morre na história, fato revelado numa das cenas mais comoventes do filme, já no final.


2 comentários:

  1. "Conta Comigo" foi lançado em alta definição no Brasil, com extras atualizados por ocasião das comemorações dos 25 anos de realização do filme (2011), vale a pena adquirir o blu-ray dessa pequena joia do cinema americano. Mas cuidado porque os extras são legendados apenas no disco com o código 7892770028536. Parece mentira, mas existe outro, com capa idêntica (Edição do 25º Aniversário), cujos extras não dispõem de legendas em português.


    Esse código vem aonde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo, a informação sobre o lançamento de duas edições do blu-ray de "Conta Comigo" no mercado nacional foi equivocadamente divulgada pelo site da "2001 Vídeo", de São Paulo, que chegou a resenhar os "dois" produtos.
      Lamento, mas temos que nos contentar mesmo com a versão disponível do blu-ray, que não oferece os extras com legendas em português.
      Um abraço e obrigado pela participação.

      Excluir