segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dudamel e a 8ª Sinfonia de Mahler: não sabendo que era impossível, foi lá e fez!!

Dias atrás, publiquei um comentário sobre a grandiosidade da 8ª Sinfonia de Gustav Mahler, a "Sinfonia dos Mil", assim chamada por requerer, idealizadamente, em torno de 1000 intérpretes para sua execução, entre músicos, solistas e coros.
O vídeo abaixo promove o blu-ray/dvd com a gravação realizada em fevereiro deste ano, em Caracas, quando o jovem regente venezuelano Gustavo Dudamel, atual queridinho da crítica, superou todas as expectativas (e talvez os limites do bom senso), reunindo nada menos do que 1400 artistas para executar a obra, entre músicos (Orquestra Filarmônica de Los Angeles e Orquestra Sinfônica Simon Bolivar), 8 solistas e coros com mais de 1000 vozes, incluindo 400 crianças, todas elas cantando de memória, o que pode representar um desafio maior para o condutor. Dá pra imaginar os ensaios com essa gente toda?
Não sei se ficou bom porque ainda não vi/ouvi (comprei o dvd agora), mas acho que a ousadia de Dudamel superou todos os limites. Ou talvez esse seja um projeto para lembrar e corroborar aquele velho pensamento atribuído ao francês Jean Cocteau:
- não sabendo que era impossível, foi lá e fez!


4 comentários:

  1. Pelo vídeo acima, parece que ficou espetacular. O coro impressiona. Mas melhores momentos não é o jogo completo, não é meu caro? Abração e parabéns pelo blog que tenho lido - e aprendido - sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, é verdade. Vou assistir ao concerto inteiro e depois comento. E obrigado pela força em relação ao blog. Embora esteja longe de "bombar", estou curtindo muito essa ideia de manter um espaço com minhas impressões sobre os assuntos do meu interesse. Sem contar que é muito gratificante receber o incentivo dos verdadeiros amigos. Um abração!!

      Excluir
  2. Vamos marcar um encontro para podermos curtir o DVD. A amostra foi ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucília, vai ser um prazer assistir ao concerto em sua companhia. Você sugere alguma data? No próximo fim de semana estarei livre, mas a Rosângela ficou de marcar uma sessão do cineclube. Podemos abrir uma exceção para curtir um programa diferente, o que você acha?
      Beijos e obrigado pela participação.

      Excluir