terça-feira, 14 de abril de 2020

Férias de verão na Galícia!

Saudade das férias na Galícia (Espanha), terra da minha saudosa avó Evangelina. Estive lá 4 vezes e sempre no verão, quando os primos espanhóis "fogem" do calor de Barcelona para desfrutar de algumas semanas no campo. Forxa, a aldeia onde nasceu minha avó, não passa de uma rua principal com algumas casas modernas e confortáveis e um pequeno núcleo de casario antigo, mas a convivência por semanas com os primos e a "Feria del Pulpo", ou feira do polvo, prato principal servido em duas datas de agosto em todos os restaurantes de Xinzo de Limia, cidade mais próxima, marcaram para sempre em minha memória aquelas férias na Galícia. Alguns, os mais idosos como o primo de meu pai e a esposa, já não estão mais entre nós. Justamente eles que me hospedaram com tanto carinho e hospitalidade. Saudade, muita saudade...
Já se passaram 17 anos desde a última vez em que estive lá. Certamente, muita coisa mudou. Os primos, então adolescentes, que vivem em Barcelona já se casaram e têm filhos, mas, pelo que sei, muitos continuam se reunindo na Galícia no verão. É uma tradição da família!
Se Deus quiser, ainda apareço por lá nessa vida. Quanto aos que já se foram, esses eu tenho certeza que reencontrarei algum dia em outro plano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário