sábado, 23 de maio de 2015

Heidelberg, 20 anos depois!



Hoje, dia 23 de maio, faz exatamente 20 anos que fui a Heidelberg (Alemanha) pela primeira vez. A visita não estava programada em meu roteiro original da viagem (a primeira ao exterior), mas acabei indo lá a convite da Cristina, que se tornaria, ao longo dos anos, uma das minhas maiores amigas. 
Hospedado em Stuttgart, na casa da Almut, outra amiga da Alemanha, concordei em adiar meu retorno à casa da minha amiga brasileira Tânia, em Lisboa, justamente para visitar Cristina e seu companheiro Armin (que eu ainda não conhecia), com quem ela se casaria no mês seguinte. 
Cheguei em Heidelberg numa ensolarada manhã de primavera e aproveitamos o belo dia para passear. Fiquei encantado com tudo que vi e principalmente com a atmosfera que dominava cada cantinho da cidade, sede da mais antiga universidade alemã (1386) e, por isso mesmo, frequentada por jovens universitários das mais diversas origens e culturas. Castelo, pequenas livrarias, sebos com raridades (cds, dvds e livros) e bares/restaurantes/cervejarias centenários contribuíam para conferir a Heidelberg um charme que eu ainda não havia testemunhado em qualquer outra cidade visitada até então na Europa. 
O fato é que após 8 viagens a Heidelberg continuo amando tudo por lá. A cada visita é uma nova emoção, desfrutando de caminhadas por ruas com casarios centenários que mais parecem pequenos castelos, incursões por sebos repletos de "novidades" e lojinhas de antiguidades, e passeios em bondes coloridos e pontuais, dentre outras atrações típicas da cidade. Tudo isso na companhia de amigos com os quais já cruzei boa parte da Alemanha, da França, da Suíça e da Áustria, de carro e de trem, descobrindo aldeias históricas, cidades milenares e culturas distintas. 
É claro que a hospitalidade dos amigos Armin e Cristina, renovada a cada visita, torna tudo isso muito mais fácil, natural e prazeroso. Agradeço, portanto, aos dois pela gentileza, carinho e atenção com que me recebem a cada visita e por tudo de bom que essas experiências vêm representando pra mim nesses 20 anos. E que venham mais 20 anos, se Deus quiser!


Nenhum comentário:

Postar um comentário