sexta-feira, 1 de maio de 2015

20 anos depois



Na próxima segunda-feira, "troncho" de saudade, farei questão de celebrar o aniversário de 20 anos da minha primeira viagem ao exterior. E não poderia ser diferente, considerando tudo que vivi naquela que foi, certamente, a maior aventura da minha vida. É bem verdade que não tive muitas, mas aquela, pelo menos pra mim, valeu por uma vida inteira.
Tudo começou na noite do dia 4 de maio de 1995 (uma 5ª feira), exatamente às 18:35. Voando VARIG, iniciei a viagem com destino a Lisboa tomado por uma enorme expectativa (e receio) em relação aos momentos inéditos que viveria nas quatro semanas seguintes, com mochila nas costas, atravessando, de trem, cinco países. Após a estada por alguns dias em Lisboa, hospedado na casa de uma amiga brasileira que ainda vive por lá, visitei, em sequência, Espanha, França, Alemanha e Áustria, enfrentando dificuldades crescentes com idiomas que eu estava longe de dominar (muito pelo contrário!). Dentre os contratempos, o maior deles foi, sem dúvida, a busca por hospedagem em Paris, pois ao chegar na cidade descobri que a reserva feita por telefone não havia sido registrada. Ou seja, eu estava pela primeira vez na mítica capital francesa, cidade dos sonhos de nove entre dez brasileiros, pronto para desfrutar de suas incomparáveis atrações, mas sem ter onde dormir por três noites, até o embarque para Stuttgart, na Alemanha. Ressalte-se que era uma época em que a internet apenas engatinhava e não permitia o planejamento detalhado de viagens, como é possível fazer hoje. Para alguém que mal tinha saído do Rio até então, uma verdadeira epopeia que acabou me proporcionando a autoconfiança necessária para enfrentar novos desafios no futuro.
Desde então, em meus frequentes deslocamentos por terras alheias, longe de casa, da família e dos amigos, venho colecionando experiências fantásticas, as quais, de alguma forma, moldam a minha maneira de ser, de encarar o mundo e, por extensão, minha própria vida.
Em função disso, peço a Deus para que eu permaneça, por muito tempo ainda, tendo a oportunidade de conhecer pessoas e lugares diferentes e de viver novas emoções. Mas, acima de tudo, que ele me proporcione o desejo inabalável de continuar fazendo tudo isso, porque sem vontade ou tesão não dá nem para sair da cama todo dia, muito menos atravessar fronteiras e realizar sonhos.


2 comentários:

  1. Que maravilha Écio . COmo é bom relembrar e fazer novos planos. Bjs .

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula! É dessa maneira que a vida se renova. Beijos pra você também!

    ResponderExcluir