quinta-feira, 16 de abril de 2015

Gaudí e o orgulho catalão



Mais uma vez inspirado por uma postagem da amiga Catalina Casellas​, revelo um singelo (e inesquecível) episódio que vivenciei na Espanha alguns anos atrás, mais precisamente no verão de 2003. Naquela oportunidade, após um lanche oferecido por um vizinho de minha prima de Barcelona, resolvemos prolongar o encontro conversando sobre assuntos diversos, incluindo Brasil, Espanha, futebol e também "papagaios de pirata", dentre outros temas. Num dado momento, comentei sobre minha admiração pelo arquiteto catalão Antonio Gaudí e sua habilidade para lidar com formas, cores e elementos diversos que dão um caráter singular às suas obras. E concluí destacando a morte trágica do arquiteto, ao ser atropelado por um bonde em Barcelona. Mal terminei a frase, o gentil anfitrião, talvez impressionado com o fato de um brasileiro conhecer tanto sobre a vida e a obra de uma das maiores personalidades da Catalunha, pediu licença, se dirigiu ao quarto e, em seguida, voltou para me presentear com um belíssimo livro de arte contendo a antologia fotográfica completa das obras de Gaudí. É claro que fiquei encantado com o "regalo", embora soubesse da dificuldade que teria para carregá-lo, já que, além de grande, pesava bastante. Minha prima até suspeitou que eu não pudesse trazer, mas decidi que aquele livro eu traria de qualquer maneira, não só pela importância do conteúdo, mas também pelo gesto generoso do anfitrião. O fato é que preservo o livro (foto acima) até hoje com todo o carinho, e jamais me esquecerei daquela tarde agradável na companhia dos primos e do orgulhoso amigo catalão.
O vídeo “Love Casa Batllò”, com duração de apenas 2 minutos e meio, venceu o Grande Prêmio no Festival Internacional de Filmes Turísticos de Riga, e mostra o interior da Casa Batllò, em Barcelona, uma das obras mais geniais e emblemáticas de Gaudí, percorrendo todos os seus ambientes com o uso de efeitos especiais que conferem vida própria à edificação. Um trabalho belo e engenhoso. Vale a pena conferir! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário