domingo, 9 de fevereiro de 2014

Tempos sombrios no Brasil

Tempos sombrios os que estamos vivendo em nosso país. Um grupo de 14 moradores do bairro do Flamengo, aqui no Rio, resolveu fazer justiça com as próprias mãos, torturando e prendendo um assaltante (menor de idade) pelo pescoço num poste, e deixando-o completamente nu em público. Em outro caso, mais grave, ocorrido há alguns dias na Baixada Fluminense, bandidos locais executaram a sangue-frio, e à luz do dia, um assaltante que atuava na região.
Quando cidadãos, bons ou maus, tomam para si o direito de julgar e condenar supostos ou reconhecidos criminosos, desprezando o fato de que cabe somente ao Estado legal e democraticamente constituído a aplicação da Justiça, temos aí um perigoso retrocesso civilizatório, campo fértil para a proliferação das execuções sumárias e da barbárie.
Tudo isso me faz lembrar do filme "Consciências Mortas", um clássico esquecido de 1943, com Henry Fonda, que trata exatamente dos riscos de prejulgamentos e da aplicação de penas sem a instauração do devido processo legal, negando ao acusado o direito à plena defesa. Altamente oportuna e recomendável, a produção se constitui numa das mais belas defesas dos valores da civilização já transmitidas pelo cinema. Quem tiver a oportunidade, não deve deixar de assistir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário