sábado, 13 de julho de 2013

No Dia Mundial do Rock, uma singela celebração do gênero no cinema


No Dia Mundial do Rock (13 de julho), sugiro o filme "Quase Famosos" (2000), a simpática história de um adolescente de 15 anos que, em 1973, acompanha a turnê de uma banda de rock para escrever um artigo para a revista Rolling Stone. O filme, que oferece uma singela celebração do gênero e de seus protagonistas e fãs, por motivos que desconheço, não chegou a fazer sucesso por aqui.
Embora o rock tenha papel secundário em minha vida, gosto muito do filme, e assisto sempre que tenho oportunidade. Talvez por me identificar com o jovem personagem, meio desajeitado e com os mesmos 15 anos que eu, em 1973, que não mede esforços para escrever uma boa história. É possível.
O fato é que "Quase Famosos" é deliciosamente nostálgico. Fiquei emocionado com a epopeia do garoto, que cruza os EUA na companhia dos integrantes da banda, num verdadeiro rito de passagem da adolescência para a vida adulta. Temas universais como amizade, honestidade, sexo e amor permeiam a história do início ao fim, sempre tratados com muita sensibilidade. No final do filme, acabei envolvido por um inevitável sentimento de nostalgia, tentando resgatar em minha memória as lembranças daqueles já remotos anos dourados do rock ... e da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário