quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Um verão inesquecível!!

Há exatamente 26 anos, eu embarcava para fazer a primeira visita, após mais de 60 anos, de um brasileiro à família espanhola na Forja, pequeno povoado da Galícia onde nasceu minha saudosa avó Evangelina e onde morou meu pai, Pepe, nos primeiros anos de vida.
No ano anterior, eu já havia conhecido em Barcelona os dois filhos de José, primo do meu pai, e os três netos. Agora, a jornada até a bucólica Forxa era para conhecer justamente José e sua esposa Esther, aproveitando para conhecer também a terra da vovó Evangelina, as casas (já em ruínas) onde ela viveu com o vovô José Maria (português) e os filhos, incluindo meu pai e os irmãos.
A visita à Galícia nas férias de verão daquele ano (1996), a convite da prima Elisa, me permitiu desfrutar de duas semanas agradáveis com a família reunida. Tratado com muito carinho por todos, em especial pelo primo José e sua esposa Esther, infelizmente já falecidos, vivi dias inesquecíveis naquele longínquo agosto de 1996. A procissão e a festa de San Benito, a “Feria del Pulpo” (polvo), quando quase todos os restaurantes de Ginzo de Límia (cidade próxima) servem um delicioso polvo cozido, prato típico da região, e principalmente a hospitalidade dos primos e dos novos amigos me motivaram a retornar outras vezes, o que fiz com o maior prazer.
Obviamente, guardo daquelas visitas à Galícia as melhores lembranças, que me acompanharão por toda a vida.
Ao acordar hoje, por algum motivo, lembrei disso e não pude deixar de registrar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário