domingo, 16 de setembro de 2018

A cantata "erótica" de Carl Orff


"Carmina Burana", aclamada cantata (ou oratório) baseada em textos medievais de conotação erótica, é a obra mais popular do compositor alemão Carl Orff (1895-1982). E a fama não é gratuita. A singular combinação dos naipes da orquestra, com destaque para os metais e a percussão, aliada a 3 coros (masculino, feminino e infantil), confere à composição uma sonoridade que chega até a ser hipnótica. 
Em síntese, o que os textos profanos da cantata propõem é uma espécie de parábola sobre o papel da boa ou má "fortuna" (sorte) na vida humana, determinando o destino de cada um de nós.
O fato é que disponho de 6 gravações da obra com orquestras diferentes (uma somente com canções e instrumentos medievais originais), e minha preferida era, até hoje, a de Seiji Ozawa regendo a Orquestra Filarmônica de Berlim. Surpreendentemente, depois de tanto tempo, mudei de ideia ao ouvir agora há pouco a gravação com a Royal Philharmonic Orchestra, de Londres, conduzida por Richard Cooke, que oferece um andamento mais lento e aparentemente mais adequado à obra. O curioso é que não me lembro de já ter acontecido isso comigo. Habitualmente, sou conservador e estabeleço como padrão a performance que ouço pela primeira vez (claro, quando se trata de gravação com orquestra e regente qualificados), em detrimento de qualquer outra ouvida mais tarde. Dessa vez, para minha surpresa, gostei mais da que ouvi hoje, quase 40 anos depois de ouvir a gravação com Seiji Ozawa. Literalmente, vivendo e aprendendo, afinal, sempre é possível ampliar os horizontes (e mudar de ideia!).
Cabe registrar que, em 2006, por ocasião da realização da Copa do Mundo na Alemanha, visitei Andechs, a cidadezinha onde se encontra o mosteiro que conserva o túmulo de Carl Orff, o autor da obra, estreada em 1937. Fica pertinho de Munique e vale uma esticada até lá para conhecer um típico e simpático vilarejo do interior da Baviera, que conta também com uma famosa cervejaria, mantida há séculos por monges de um mosteiro da região. Mas essa é uma outra história.


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