terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Copa do Mundo e a impunidade no Brasil



Já li várias vezes que os lucros previstos para a FIFA com a realização da Copa do Mundo no Brasil são enormes e sem precedentes. Conclui-se, portanto, que a entidade máxima do futebol mundial é capaz de tudo por dinheiro, até mesmo cometer a temeridade de realizar uma Copa do Mundo em nosso país. 
Não se trata de "complexo de vira-lata". É notório que (ainda) não temos a seriedade e a responsabilidade necessárias para dar conta de um evento desse nível. A desorganização que acompanhamos nos últimos anos com os preparativos da Copa (custo ampliado e atraso das obras dos estádios, cancelamento de obras relativas à mobilidade urbana nas cidades-sede, construção, por motivos políticos, de estádios em cidades sem tradição de futebol etc.) demonstra isso claramente, culminando com essas cenas de barbárie registradas domingo no estádio em Joinville, sem a presença do efetivo policial necessário. Tem violência entre torcedores em outros países? Tem, mas na maioria deles, principalmente na Europa, os bandidos, via de regra, são identificados e exemplarmente punidos. E aqui, o que acontece? São presos e logo aparece um advogado com um habeas corpus debaixo do braço liberando os infelizes. Se condenados mais tarde, o acerto com a sociedade acaba se resumindo ao pagamento de duas ou três cestas básicas e o cumprimento de um leve trabalho comunitário. É pouco, muito pouco!


2 comentários:

  1. Écio
    Continue seu trabalho exemplar de blogar com qualidade e inteligência

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo, obrigado por suas palavras generosas. Sei perfeitamente que sempre posso contar com o seu incentivo. Além disso, vindo de você, uma das pessoas mais inteligentes, cultas e criteriosas que eu conheço, esse apoio assume maior relevância.
    Um abração!!

    ResponderExcluir