quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Um verdadeiro curso de pintura espanhola ao longo dos tempos

 

O livro à esquerda aborda a pintura espanhola no chamado "Siglo de Oro" (Velasquez, El Greco, Zurbarán, Murillo etc.), entre os séculos XVI e XVII, quando houve um florescimento das artes e da literatura na Espanha.
Meu pintor favorito no período é El Greco (1541-1614), de origem grega, com seus personagens de olhos expressivos e corpos alongados. Único e genial, assim como a arquitetura modernista de Antoni Gaudí (1852-1826), três séculos depois.
Gosto dos artistas que revelam um olhar singular sobre a realidade. Muitas vezes pagam um alto preço por isso, mas o futuro quase sempre lhes faz justiça!
O outro livro amplia a cobertura da história da pintura na Espanha, compreendendo o período do século XVII ao início do século XX.
A capa é ilustrada com uma obra belíssima do valenciano Joaquín Sorolla (1863-1923), talvez o maior representante do impressionismo espanhol, cujo museu conheci em minha última visita a Madrid.
Os dois livros cobrem mais de 4 séculos da pintura espanhola. Um verdadeiro curso sobre uma arte que ajuda a contar a própria história do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário