Talvez não haja precedente na história do enorme retrocesso que a extrema direita tenta impor ao mundo, "ressignificando" conceitos e valores que levamos séculos para consolidar.
Aliados históricos são tratados como adversários; familiares e amigos de longa data passam a não se "reconhecerem" por suas ideias; diferenças étnicas e culturais voltam a ser tratadas como ameaças...
Conceitos como ética, moral e respeito mútuo deixam de balizar/nortear relacionamentos pessoais, institucionais e internacionais.
Enfim, tudo que o milenar processo civilizatório nos legou é agora combatido com hostilidade e até violência pelos novos detentores do poder, devidamente legitimados por eleições livres e democráticas.
Vivemos atualmente uma verdadeira revolução política e cultural. Onde vai dar isso, eu não sei, mas me assusta porque o mundo onde fui criado e educado vai, aos poucos, deixando de existir. A estrada (de valores) que percorri por toda a vida, e também percorrida por meus antepassados mais recentes, a cada dia parece levar a "lugar nenhum".
Como diz o título de um documentário sobre o regente Carlos Kleiber: "I am lost to the world"...
Verdade amigo. Os valores mudaram, o ódio está em alta. Muito assustador. Nós que vivenciamos a geração "paz e amor" não conseguimos entender esse radicalismo.
ResponderExcluirTempos sombrios...
Excluir