terça-feira, 20 de abril de 2021

O dia em que fui à praia na Bósnia.

Talvez essa tenha sido uma das mais singulares viagens que fiz nos últimos 25 anos.
Alugamos um carro em Zagreb, capital da Croácia, para cruzar o país de norte a sul. Foram longas horas viajando quase o tempo todo pelo deslumbrante litoral croata. De um lado, o Mar Adriático, do outro um paredão de montanhas cobertas de uma rocha branca que refletia intensamente a luz do sol.
A primeira estada foi em Zadar, uma bela cidade litorânea repleta de história e ainda com claros vestígios da guerra dos anos 1990.
Seguimos em direção ao sul permanecendo também por alguns dias em Split, outra encantadora cidade histórica marcada pelo conflito étnico que provocou a morte de dezenas de milhares de pessoas, entre civis e combatentes.
Era verão e cada atração local, a qualquer hora do dia, era disputada por uma multidão de turistas. A atmosfera, no entanto, já não refletia os dias sombrios vividos durante a guerra. O país estava se reconstruindo e os recursos do turismo permitiam ao povo olhar o futuro com esperança e otimismo.
Após duas noites, pegamos o carro e nos dirigimos ao sul para visitar a última cidade do roteiro.
Foi aí que encontramos a Bósnia, ou mais precisamente "Neum Corridor", estreito trecho do litoral (aprox. 20km) pertencente à Bósnia e Herzegovina, único acesso dos bósnios ao mar.
Era a hora do almoço e resolvemos fazer a refeição ali mesmo no restaurante da praia. Quando os garçons, muito gentis, souberam que éramos brasileiros, o tratamento se tornou mais informal criando uma atmosfera bastante amigável.
Um almoço singular acompanhado de uma ótima cerveja local, juntinho ao mar e num belo dia de sol. Tudo isso num país fora do roteiro e do qual eu só tinha ouvido falar no período da guerra, 20 anos antes. Uma experiência única e inesquecível!
Dali seguimos para Dubrovnik, onde permaneceríamos por mais alguns dias, cumprindo a última etapa do roteiro na Croácia. Mas é essa é uma outra história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário