Excluindo o desnecessário tom "épico" da música, trata-se de um filme indispensável para explorar e conhecer toda a beleza da Espanha.
Como já disse algumas vezes, nenhum país europeu aproveitou tão bem os recursos recebidos ao passar a integrar a União Europeia como a Espanha. O país pobre e eminentemente agrário que atravessou boa parte do século XX ficou (espero) definitivamente para trás. Tive a rara e rica oportunidade histórica de acompanhar atentamente os acontecimentos na Espanha desde a primeira visita que fiz ao país, em 1995, para conhecer os primos de Barcelona. Nesse período, a Espanha experimentou uma fase de crescimento econômico invejável e sem precedentes em sua história recente. Esse enriquecimento, decorrente, em grande parte, do ingresso do país na União Europeia, em 1986, beneficiou a maioria da população, propiciando fortes investimentos sociais (saúde, educação, infraestrutura etc.) e uma melhor distribuição da riqueza nacional. Tudo que vi, li e ouvi em todos esses anos me leva a acreditar que a Espanha viveu até a crise econômica de 2008 sua verdadeira "Belle Epoque". Foram anos consecutivos de prosperidade que mudaram o perfil do país, aumentando a qualidade de vida da população e atraindo legiões cada vez maiores de imigrantes, na maioria latinos e africanos, em busca de melhores oportunidades.
Talvez o país ainda não tenha se recuperado totalmente, a exemplo de muitos outros, da crise de 2008, mas lançou até ali os sólidos alicerces que lhe permitem superar desafios e seguir em frente integrando o seleto grupo de países mais ricos e estáveis do continente. Esse belíssimo filme não me deixa mentir e oferece o mais justo testemunho de tudo isso!
Quando me lembro do rico legado da Olimpíada de Barcelona, em 1992, o maior já proporcionado a uma cidade na história dos Jogos Olímpicos da era moderna, fico com uma pontinha de inveja e também uma enorme vergonha ao constatar nosso fracasso com os JO do Rio. Mas essa é uma outra história.
Que maravilha, Ecio. Fico muito feliz de voltar ao seu blog depois de tanto tempo. Prossiga, prossiga. Abração.
ResponderExcluirMeu amigo, as publicações são irregulares por pura preguiça. Mas muito obrigado pelo estímulo!!
ExcluirUm forte abraço!!