quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"O Garoto da Bicicleta"


Mais um dvd para a minha coleção, lançado ontem no mercado nacional, quase 1 ano após a exibição do filme nos cinemas brasileiros.
O fato é que a janela de exibição tem se tornado cada vez maior no Brasil. Nos EUA, os filmes são lançados para venda direta (dvd e blu-ray) 3 ou 4 meses após a exibição nos cinemas, aproveitando que o filme continua vivo na lembrança do público, o que me parece uma boa estratégia. Por que aqui é diferente?
"O Garoto da Bicicleta" é uma coprodução franco-belga vencedora do Grande Prêmio do Juri do Festival de Cannes de 2011. A história do garoto órfão de mãe e rejeitado pelo pai poderia cair facilmente na armadilha do sentimentalismo, recurso amplamente utilizado em filmes americanos do gênero. Apesar das agruras enfrentadas pelo menino, todas elas dolorosamente verossímeis, aqui o tema é tratado de maneira seca e realista, sem dar margem a excessos de qualquer natureza. Um filme honesto que não recorre a uma única lágrima dos personagens para nos emocionar, e que ainda assim nos leva a refletir seriamente sobre as relações humanas. Vale registrar que a narrativa é pontuada dramaticamente com o mesmo pequeno trecho (em torno de 15 segundos) do belíssimo concerto nº 5 para piano e orquestra, de Beethoven. Na verdade, é a única música que toca ao longo dos quase 90 minutos de filme. E precisava mais?




Nenhum comentário:

Postar um comentário