quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A trilha de "Hugo"


A trilha sonora de "A Invenção de Hugo Cabret", de Howard Shore, executada por piano, acordeão e pequena orquestra, é a antítese da música criada pelo compositor para "O Senhor dos Anéis", obra monumental cuja gravação contou com duas grandes orquestras e coro de mais de 100 vozes.
Nada mais natural, tendo em vista que as histórias são bem diferentes. Ao contrário da narrativa épica da trilogia dirigida por Peter Jackson, em Hugo predomina o tom intimista e nostálgico, mais adequado ao argumento do filme, que evoca o pioneirismo do francês Georges Méliès e a aurora do cinema.
"The Thief" (vídeo abaixo), faixa que abre o cd, pode ser considerada uma síntese da bela e delicada obra composta por Shore para o filme de Scorsese. Só não ganhou o Oscar porque concorreu com a "imbatível" música que Ludovic Bource compôs para "O Artista".

2 comentários:

  1. Li os livros, A Invenção de Hugo Cabret e O Senhor dos Anéis e simplesmente estão bem além das telas do cinema.Mas a trilha sonora...concordo contigo. rs

    ResponderExcluir
  2. Cara Andréa, não li os livros, portanto, não posso comparar com os filmes. Mas é muito difícil mesmo um filme superar a obra literária em que se baseou. Quase sempre o livro leva a melhor.
    Em relação às trilhas sonoras, em minha opinião, estão entre as melhores composições de Howard Shore.

    ResponderExcluir