"O Reflexo do Mal" (1990), de Philip Ridley e estrelado por Viggo Mortensen ainda em início de carreira, é um misto de drama, suspense e terror a serviço de uma história sombria sobre a maldade e a perda da inocência. Tudo isso acompanhado por uma brilhante trilha sonora composta por Nick Bicât, de longa carreira na televisão britânica.
A produção, uma espécie de fantasia gótica, ganhou prêmios em vários festivais, mas circulou apenas por circuitos alternativos de exibição. Os temas abordados são indigestos (vampirismo, abuso infantil, fanatismo religioso etc.), mas o que prevalece é a impressão final de uma obra inquietante sobre a complexa e ambígua natureza humana.
O filme passou várias vezes na Net muitos anos atrás e nunca foi lançado em mídia no Brasil, mas permaneceu em minha memória por sua narrativa incomum de uma história pra lá de intrigante. Pois em 2020 (descobri agora!), em plena pandemia e trinta anos depois de produzido, o dvd do filme foi finalmente lançado por aqui, com imagem e som restaurados e sem qualquer campanha promocional.
Uma joia raríssima para quem aprecia o cinema que não faz concessões à indústria e ao gosto popular.
A verdade é que só soube disso agora acessando o site da Amazon. Um filme singular há muito aguardado para integrar minha coleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário