"2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968), o visionário filme de Stanley Kubrick que já antecipava o papel revolucionário da Inteligência Artificial e das máquinas em nossa civilização, teve um score original composto pelo mestre Alex North ("Spartacus", "Cleópatra" etc.), mas que acabou rejeitado pelo diretor.
Com os prazos apertados para concluir a produção, a pressão sobre o compositor foi imensa, o que o levou a sofrer um colapso nervoso justamente no dia da gravação.
Mas Kubrick não gostou do score e resolveu usar música clássica (ou pré-existente), com destaque para a valsa "Danúbio Azul", de Johann Strauss II, e para o poema sinfônico "Assim falou Zaratustra", de Richard Strauss, obra que acabou se tornando popular após o filme.
Comprei o cd numa liquidação da Galeria Kaufhof, tradicional loja de departamentos da Alemanha. Estava ali à minha espera em meio a dezenas de cds clássicos a preços populares.
Filme maravilhoso e intrigante para a época. Eu era adolescente quando foi lançado e assisti mais de uma vez. Impactante e atual.
ResponderExcluirExatamente, um filme que trata de questões que não perdem a atualidade.
ResponderExcluir