terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A música da minha vida!

Passei quase toda a minha vida (e lá se vão muitos anos!) ouvindo a música que se convencionou chamar de "clássica". Um gênero musical que, embora atravesse séculos, enfrenta um grande preconceito por quem a desconhece ou não compreende seu universo. Mas sou testemunha, depois de tantos anos, de que se trata de um tipo de música que reflete uma enorme gama das emoções que envolvem a experiência humana, independentemente de origem e cultura. Por isso mesmo, a essa altura da vida, estou convencido de que nenhuma outra manifestação artística ou cultural revela de maneira tão ampla, verdadeira e profunda o que anima o espírito humano como a música clássica. 
É uma pena que, por gerações, no Brasil e na maior parte do mundo, se estabeleceu o conceito de que música clássica ou "erudita" é para poucos. Um elitismo estúpido que priva a maioria das pessoas de uma experiência que pode estabelecer parâmetros éticos, estéticos e até filosóficos capazes de enriquecer a vida de todos nós. 
Sem pretensão ou preconceito com os demais gêneros musicais, é o que aprendi ouvindo música clássica a vida inteira. Creio, sinceramente, que isso me tornou uma pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário