O arranjo para, em minha opinião, os mais belos trechos (no vídeo, de 3'22" a 3'40" e de 4'50" a 4'59") da antológica trilha sonora de "Guerra nas Estrelas", de John Williams, obra que contribuiu decisivamente para que eu me tornasse fã incondicional do compositor, curiosamente não é de autoria do mestre. São 27 segundos mágicos que plasmaram definitivamente meu senso estético e artístico num nível que vai muito além da dimensão musical.
A gravação é uma suíte adaptada pelo regente e arranjador norte-americano Charles Gerhardt, autorizada por John Williams, da música escrita para as cenas finais/créditos do filme (The Throne Room/End Title). O álbum, que inclui também uma bela suíte da trilha sonora de "Contatos Imediatos", foi lançado em 1977, mesmo ano da estreia de "Star Wars" nos cinemas.
Tenho que admitir, ficou muito melhor do que a gravação para o filme. E, sem exagero algum, até hoje, me arrepio sempre que ouço os referidos trechos, o que não acontece com o arranjo original. Um trabalho primoroso infelizmente ignorado por grande parte dos fãs do filme, da trilha sonora e do próprio John Williams.
Charles Gerhardt (1927-1999) foi um regente e arranjador americano verdadeiramente apaixonado por trilhas sonoras, responsável pela gravação, ao longo da década de 1970, de 14 LPs (já disponíveis também em cds e streaming) com os scores mais emblemáticos de toda a história do cinema, fazendo uso dos mais avançados recursos de áudio da época. Um legado precioso para os amantes de música de filmes, entre os quais me incluo apaixonadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário