terça-feira, 10 de maio de 2022

Debussy e o "impressionismo" na música.

Livros de música clássica no Brasil são raridades. Biografias de compositores são mais raras ainda. Só encontramos por aqui dos mais "populares" como Beethoven, Mozart, Bach etc.
Depois de ouvir bastante Claude Debussy nos últimos dias, fiquei encantado com o compositor francês e o movimento impressionista na música (embora o próprio Debussy não gostasse desse "rótulo" para sua obra).
Procurei nos sites brasileiros por livros sobre o compositor, mas não encontrei nada. Já nas livrarias estrangeiras há vários, fazendo justiça à importância da obra de Debussy, que provocou uma saudável e criativa ruptura com a herança dos grandes mestres que o antecederam. Só por isso já valeria a pena conhecer mais a fundo a vida e a obra de Debussy, para compreender o contexto histórico, artístico e cultural que o levou a procurar novos caminhos para a música na virada do séc. XIX para o séc. XX. E, cá entre nós, ele foi muito bem-sucedido, apesar de não ter se tornado tão popular como Beethoven ou Mozart. Mas essa é uma outra história...


Nenhum comentário:

Postar um comentário