domingo, 13 de junho de 2021

Haus der Musik, uma viagem musical!

 

Em 2017, visitei a "Haus der Musik", em Viena, uma espécie de museu da música, mais um numa cidade já repleta de museus dedicados à arte de Beethoven, Mozart, Bach e outros gênios.
Havia muitas crianças circulando pelas salas, e nenhuma delas parecia entediada. A oferta de atrações interativas no museu é enorme, o que estimula a participação dos mais jovens. Além disso, o ensino musical é uma tradição secular no país, daí também o interesse dos vienenses de todas as gerações por música clássica.
Em Viena, nasceram ou viveram grandes compositores, como Schubert, Johann Strauss (pai e filho), Mozart e Beethoven. Por isso mesmo, a "Haus der Musik" reserva um cantinho especial para cada um deles, destacando sua trajetória de vida e as obras mais consagradas.
O novo "museu", criado em junho de 2000, tem uma seção especial dedicada à história da lendária Orquestra Filarmônica de Viena, fundada em 1842, e de seus mais célebres regentes. Quem quiser ainda pode se aventurar a regê-la virtualmente, com direito até a certificado de "proficiência". Naturalmente, não perdi a oportunidade, e me saí bem!
Mas a "Haus der Musik" oferece muito mais. É um programa imperdível para quem visita a cidade e gosta de música, certamente a parcela majoritária dos turistas que lotam Viena ao longo do ano inteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário